segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Marshall Nirenberg

Biografia / Historiografia de Marshall Nirenberg


1927 – Filho de Harry e Minerva Nirenberg, Marshall Warren Nirenberg nasceu em Nova York, no dia dez de abril.

1939 – Sua família de mudou para Orlando, em Florida. Muito cedo, Marshall já demonstrava grande interesse em Biologia.

1948 - Ele recebeu um B. Sc. Grau (bachelor of Science), em Zoologia, na Universidade da Flórida em Gainesvill.

1952 – Recebeu também a M. Sc. Grau (máster of Science), em Zoologia, pela Universidade da Flórida em Gainesvill.

1957 - Durante este período, seu interesse foi a bioquímica. Ele continuou os estudos nesta área na Universidade de Michigan, Ann Arbor, e recebeu o grau de Ph. D. (Philosophiæ Doctor) do Departamento de Química Biológica.


1959 - Ele obteve a formação de pós-doutorado com DeWitt Stetten Jr., e com William Jakoby no National Institutes of Health como um membro da Sociedade Americana de Câncer. Ele também começou a estudar os passos que se relacionam com DNA, RNA e proteína. Estas investigações conduziram à demonstração com H. Matthaei: RNA mensageiro é necessário para a síntese de proteínas e que as sintéticas preparações de RNA mensageiro podem ser usadas para decifrar os aspectos diferentes do código genético.

1960 - Durante esse ano, ele segurava uma bolsa de Serviço de Saúde Pública e tornou-se um bioquímico pesquisador no Setor de enzimas metabólicas, liderados pelo Dr. Gordon Tompkins, no National Institutes of Health.



1961 - Ele se casou com Perola Zaltzman, uma química da Universidade do Brasil, Rio de Janeiro.

1962 – Tornou-se chefe da Seção de Genética Bioquímica do Instituto Nacional de Saúde. Também conquistou o Prêmio de Biologia Molecular, da Academia Nacional de Ciências.

1964 – Ganhou o Prêmio Paul Lewis em Química Enzyme, American Chemical Society.

1965 - Ganhou o National Medal of Science.

 1966 – Conquistou o Prêmio Research Corporation e o Prêmio Hildebrand.

 1967 – Também conseguiu o Prêmio da Fundação de Mérito e o Prêmio Charles Leopold Meyer, da Academia Francesa de Ciências.



1968 – Por final, o Prêmio Joseph Priestly, e a Medalha Franklin. O Louisa Gross Horwitz Prize, da Universidade de Columbia, e o Prêmio Lasker foram compartilhados com HG Khorana. E o mais importante, o Prêmio Nobel de Fisiologia/Medicina por seu trabalho em decifrar o código genético e descrevendo como ele opera na síntese de proteínas. Ele foi membro da Academia Americana de Artes e Ciências e da Academia Nacional de Ciências.

2010 – Aos 82 anos, devido ao câncer, faleceu em Nova York., em 15 de janeiro.

Um comentário:

  1. Pessoas com Dr.Marshall, contribuíram muito para nós, e desmistificou a teoria de que o homem seria uma evolução do macaco.

    ResponderExcluir