segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Craig Venter

Biografia / Historiografia de Craig Venter


1946 - John Craig Venter nasceu em 14 de outubro em Salt Lake City, Utah, filho caçula de um Mórmon excomungado que bebia e fumava demais , o qual morreu aos 59 anos de idade. A família mudou-se para um subúrbio ao sul de São Francisco. Venter, em sua juventude, gastava seu tempo na água, em barcos ou com o surf.

1964 - Embora fosse contra a Guerra do Vietnã, Venter se alistou na Marinha dos Estados Unidos, onde trabalhou na enfermaria de cuidados intensivos, em um hospital de campo. Venter levou um choque, com os homens que ficavam sob seus cuidados. Detectando mais inteligência nele do que o recorde da escola, a Marinha Americana, formou-o como médico e ‘’corpsman’’ ele foi enviado, então, para o hospital Da Nang. Ao final de sua “turnê” na Guerra do Vietnã, qual incluiu duas passagens no calabouço por desobedecer ordens, Venter foi para a Califórnia, na Universidade de San Mateo para se formar em medicina, porém terminou seus estudos na Universidade da Califórnia, San Diego . No entando ele foi desviado desse caminho por influência de Gordon Sato e um projeto com Nate Kaplan. Venter diz ter ficado tão fascinado com a ciência que decidiu parar com a escola médica.



1972 - Na Universidade da Califórnia, Venter recebeu seu diploma de Bacharel de Ciência em Bioquímica. Alguns anos mais tarde, ele recebeu seu Ph.D. licenciatura em fisiologia e farmacologia da mesma escola

1990 - Venter desenvolveu o método BET de encontrar gene, e promoveu-o como mais barato e mais rápido que o Projeto Genoma Humano, que estava apenas começando. Também surgiu o Projeto Genoma Humano, no qual o objetivo era, até 2005, identificar cada um dos 100 mil genes através do Mapeamento Genético. Jonh Venter trabalhou como professor da Universidade Estadual de Nova York, Buffalo. Após sua passagem em Buffalo, John Craig Venter passou a fazer parte do National Institutes of Health.



Obs. - O Projeto Genoma Humano (PGH) é um empreendimento internacional, projetado para uma duração de quinze anos. O mesmo teve início em 1990 com vários objetivos, entre eles identificar e fazer o mapeamento dos cerca de 80 mil genes que se calculava existirem no DNA das células do corpo humano; determinar as sequências dos três bilhões de bases químicas que compõe o DNA humano; armazenar essa informação em bancos de dados, desenvolver ferramentas eficientes para analisar esses dados e torná-los acessíveis para novas pesquisas biológicas. Outro objetivo do PGH é descobrir todos os genes na sequência de DNA e desenvolver meios de usar esta informação no estudo da Biologia e da Medicina.

Porém, seu objetivo principal é construir uma série de diagramas descritivos de cada cromossomo humano, com resolução cada vez mais apuradas, entretanto para isto é necessário: dividir os cromossomos em fragmentos menores que possam ser propagados e caracterizados; e depois ordená-los de forma a corresponderem a suas respectivas posições nos cromossomos. A informação advinda do projeto deve servir para proteger e melhorar a saúde - curar ou prevenir doenças.



2005 - Tornou-se cofundador de uma empresa chamada Synthetic Genomics, a empresa utiliza micro-organismos modificados para produzir bioquímicos e combustíveis limpos.

2007 - Venter fez parte da lista publicada pela revista Time em 2007 e 2008, como uma das pessoas mais influentes do mundo.

2009 - A Synthetic Genomics entrou em uma parceria com a Exxon Mobil, a parceria tem como objetivo realizar mais pesquisas para desenvolver biocombustíveis.

2010 - Em maio, Craig Venter anunciou o que foi rapidamente considerado o primeiro grande avanço científico do milénio, ao sintetizar pela primeira vez vida artificial.

2012 - Atualmente John Craig Venter é presidente da J. Craig Venter Institute, um centro de pesquisa focada em biologia sintética. Trabalha atualmente em J. Craig Venter Institute, onde desenvolve pesquisas acerca da criação de organismos biologicamente sintéticos e publicação de descobertas genéticas no campo da oceanografia.

Um comentário: